Se você não sabe nem por onde começar o planejamento para o seu chá de bebê, confira nossas dicas abaixo. Escolha as que mais combinam com você e prepare-se para um dia muito especial.

Se você não sabe nem por onde começar o planejamento para o seu chá de bebê, confira nossas dicas abaixo. Escolha as que mais combinam com você e prepare-se para um dia muito especial.

Defina os comes e bebes

O cardápio de um chá de bebê não tem muito segredo. Aposte em salgadinhos, minisanduíches e outras gostosuras fáceis de petiscar. Prefira as opções mais saudáveis e evite muitas frituras. Para beber, além do chá, que dá nome ao evento, água, refrigerantes e, se quiser, sucos. A sobremesa inclui docinhos e um bolo. Para não gastar muito, você pode pedir aos convidados que levem um petisco ou se encarreguem da bebida.

Decoração e outros detalhes

Por ser uma festa mais informal, o chá de bebê não exige uma decoração muito elaborada e, principalmente, cara. Aliás, o desafio é exatamente esse: criar um ambiente agradável e divertido sem gastar muito. Senão o evento perde todo seu sentido, não é mesmo? Afinal, a ideia é ajudar os futuros papais a completarem o enxoval do bebê.

Defina o tema do chá de bebê e pense a decoração a partir dele. Você pode optar por simplesmente decorar o espaço com itens típicos de uma festa infantil, como guardanapos e copos coloridos e bexigas. Além dos sempre infalíveis arranjos de flores para a mesa principal – onde ficarão os comes e bebes -, uma ideia bacana e simples é decorar com potes transparentes repletos de jujubas, balas e pirulitos. Isso dará ainda mais colorido à festa.

Na entrada da casa ou do salão onde acontecerá o evento, deixe um carrinho de bebê ou berço, para que os convidados coloquem os presentes dentro quando chegarem. Se não tiver, use uma caixa grande de papelão forrada com papel colorido ou com estampas infantis.

Patinhos de banheira, bichinhos de pelúcia e outros brinquedos também ajudam na decoração. Espalhe-os sobre as mesas ou crie um cantinho especial para eles. Tire do armário aquele boneco de infância que está há anos embrulhado num saco plástico esperando o momento de ser usado novamente. Outra sugestão é armar na sala um quadro de cortiça com fotos dos pais. Você pode escrever bilhetinhos contando histórias do casal e curiosidades sobre a gravidez. Ah, pendure ainda o ultrassom. Fica divertido e diferente. Todo mundo vai gostar.

Hora das brincadeiras

São elas que vão abrir caminho para que amigos e parentes possam, de fato, celebrar a chegada de mais um integrante da turma. Além de descontrair, os jogos mostram às pessoas que uma mudança importante está por vir, principalmente para os pais de primeira viagem. Ter filho significa amadurecer e a brincadeira pode ser uma excelente aliada nessa difícil transição. É claro que algumas mamães são mais tímidas e reservadas do que outras, por isso existem vários tipos de brincadeiras. Confira algumas sugestões:

  • Mamãe tenta adivinhar quem deu a fralda ou outro item da lista com uma dica escrita no próprio presente: por exemplo, “sou alta e dorminhoca”.
  • Batata-quente com fralda suja (não precisa ser de verdade): quem ficar com a fralda na mão ao final da música sai da brincadeira, o vencedor ganha uma lembrança.
  • Cada convidado deposita em um saco uma mensagem para o bebê, que mais tarde será lida em voz alta no meio da festa: depois que a primeira mensagem for dita, o autor se identifica e lê a seguinte e assim segue a brincadeira.
  • Convidados tentam adivinhar o sabor das papinhas. A diversão é ver a cara de nojo de alguns deles.
  • Durante a abertura dos presentes, a futura mamãe, com ajuda do papai, deve trocar a fralda de uma boneca, dar banho nela, cantar música de ninar e outras atividades típicas da maternidade.
  • Adivinhar o tamanho da barriga da mamãe: convidados recebem um rolo de barbante e uma tesoura e fazem o corte no ponto que acreditam marcar a circunferência da cintura da gestante; quem acertar, leva um brinde.

4 pensamentos Quando um chá de bebê é mais do que uma festa

  • José Filho20 de novembro de 2018 em 08:48

    Você me economizou muito com essas informações preciosas. Obrigado.

    Resposta
  • Silvia Araujo20 de novembro de 2018 em 08:49

    Quando não tem como, o melhor é improvisar. Vou seguir seus conselhos.

    Resposta
  • Marta Oliveira20 de novembro de 2018 em 08:50

    Que ótimo ter essa informações aqui! Obrigado Dudalice.

    Resposta
  • Denivaldo Soares20 de novembro de 2018 em 08:52

    Eu estou muito feliz! Vou fazer uma festa incrível.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *